segunda-feira, junho 21, 2010

LeRoy e Harry, aliás, Butch and the Kid


Começaram ainda garotos a roubar cavalos. Por este crime Harry Longabaugh cumpriu pena na prisão de Sundance. Quando de lá saiu já era Sundance Kid. Também LeRoy Parker mudou o nome e inspirando-se no emprego que teve num talho, auto-denominou-se Butch Cassidy.

Pistoleiros, foras-da-lei, ganhavam a vida a assaltar bancos e comboios. Tão grande foi o sucesso que as recompensas pagas pela sua captura se tornaram demasiado tentadoras e, para fugir aos caçadores de prémios, foram para a Patagónia onde compraram um rancho e viveram algum tempo como honestos fazendeiros. Descobertos, fogem para o Chile e para a Bolívia, arredondando as contas com assaltos pelo caminho.

Presumivelmente estabeleceram-se em Tupiza, que era na altura um importante centro mineiro de prata, e conseguiram ganhar a confiança dos compatriotas que enriqueciam nas minas. Tendo sabido do dia em que uma caravana de mulas ia sair da cidade com os salários dos empregados das minas, B&K preparam uma emboscada no desfiladeiro de Huaca Huañusca.

Azar ... o transporte da generosa quantia fora adiado por uma semana e os dois bandidos apenas conseguiram uma fracção do esperado. E como um azar nunca vem só e o sotaque americano denunciou-os. Em fuga param em San Vicente onde pedem alojamento. Estranhando a pressa e as muitas perguntas sobre como chegar à fronteira, o hospedeiro avisa as autoridades, que cercam a casa.

Depois de intenso tiroteio os soldados conseguem entrar e encontram os cadáveres dos dois, que enterram no cemitério local a 3 de Novembro de 1908.

Nunca foi provado que os dois forasteiros eram efectivamente Butch e Kid. Há poucas dezenas de anos as autoridades bolivianas tentaram encontrar quem com eles tivesse convivido. Mas só um ancião dizia lembrar-se dos estrangeiros e conduziu a comitiva ao túmulo de um mineiro alemão falecido num acidente...


No fotografia que acompanha este post é o retrato do Wild Bunch, o bando de Sundance Kid (sentado, à esquerda) e Butch Cassidy (sentado, à direita).


Sem comentários: