domingo, julho 20, 2008

Tsingy de Bemahara - Floresta de pedra

A norte do Manmbolo estende-se uma formação geológica única no mundo, a paisagem mais fascinante de Madagáscar: os Tsingy de Bemahara. Património da Humanidade desde 1990, os Tsingy são um planalto de calcário de 1500 km2 que milhares de anos de erosão pela água e pelo vento esculpiram e transformaram numa densa e caótica sucessão de gargantas profundas, passagens estreitas, grutas, picos aguçadíssimos.

Interditos a quem sofra de vertigens ou claustrofobia, bem como a pessoas de porte avantajado, os vários circuitos possíveis dividem-se entre os dos pequenos tsingy e os dos grandes tsingy. Os primeiros, mais acessíveis e que fizemos no primeiro dia, são uma espécie de iniciação, um teste à nossa capacidade de trepar, escalar, lidar com passagens estreitas, passear pelas alturas. Os segundos são "a sério", mais exigentes, mais técnicos, requerem lanternas, equipamento basico de escalada - arnês e cordas - levam-nos durante um dia inteiro por uma montanha russa de subidas e descidas por entre rochas cortantes como lâminas, pontes suspensas e cavernas escuras.
E porque as emoções foram fortes passo, no próximo post, a palavra à transcrição directa do diário de bordo escrito na noite do circuito dos Grandes Tsingy. E deixo aqui o link para o registo fotográfico, que também pode ser visto na margem do blogue em Álbum de fotografias /Madagáscar - Agosto 2007.

1 comentário:

Xana disse...

Li, vi as fotografias e, por momentos (oh infinita bondade) evadi-me do espaço que me estrangula.

Obrigada. Bjs,
X