quarta-feira, julho 23, 2008

A árvore de pernas para o ar

Representante mais conhecido da flora de Madagáscar, o baobá, ou embondeiro, é uma das atracções da ilha. Dele as populações retiram fibras para fazer roupas, cordas ou telhados, sementes para óleo ou cosméticos, frutos para um complemento nutritivo de uma alimentação pobre.

Tem um aspecto bizarro: um tronco redondo e bolboso, despido de ramos ou folhas até ao topo de onde partem alguns ramos. Dizem os malgaxes que era uma árvore como as outras mas, por ser vaidosa e estar sempre a gabar a sua magnífica folhagem, foi castigado pelos deuses, que a virou de pernas para o ar, enterrando a folhagem e deixando de fora apenas as raízes.

As seis variedades, endémicas, de baobás tomam por vezes aspectos invulgares, ou porque são enormes ou sagrados por albergarem as almas dos antepassados, ou porque crescem aos pares e entrelaçados como dois amantes...

Perto de Morondova, no centro oeste da ilha, uma sucessão de árvores imponentes perfila-se ao longo de cerca de 1 km de pista criando a "Allée des Baobabs" que ao pôr-do-sol, quando o céu passa do azul ao rosa e as sombras se alongam, ganha uma aura de magia.

1 comentário:

Carlos Manuel Ribeiro disse...

Lindíssima esta última foto em contraluz, resultando num bela silhueta.

Parabéns,
CR/de