segunda-feira, julho 21, 2008

Os Grandes Tsingy - um mundo à parte

Alvorada às 5h30m para a partida para os Grandes Tsingy, uma das razões do meu regresso a Madagáscar. Comparados com os pequenos Tsingy, por onde andámos ontem, estes são outra coisa. Há que começar por colocar o arnês, aprender a técnica de prender e soltar os mosquetões com uma só mão, enquanto a outra se agarra a qualquer coisa. O caminho é muito, muito mais difícil que o da véspera. Íngreme, com muitos pontos onde é tranquilizante a segurança do arnês, subidas difíceis onde a força de braços é necessária.

Mas o piso é seguro, as rochas, apesar de cortantes, permitem um bom apoio tanto dos pés como das mãos. Subimos, trepamos como macacos, andamos por entre passagens estreitíssimas onde só cabemos de lado e sem mochila, quase que rastejamos em grutas de altura reduzida. É um percurso assombroso, com subidas e descidas a pique, com escadas na vertical, com pontes suspensas que percorremos um a um, para evitar trepidações. Magnífico! As rochas cinzentas, afiadas, envolvem-nos, desafiam o nosso equilíbrio, as nossas forças. Cada passo é estudado, a concentração é indispensável.

Nos miradouros atingimos o topo da floresta de pedra, estamos acima da superfície vasta de lâminas inzentas. Depois, uma descida impressionante leva-nos até ao solo. 70 metros de subida a pique seguida de uma descida vertiginosa. Uau! E no final, já na zona de floresta tropical que rodeia os tsingys, a recompensa do nosso primeiro lémur.

Mesmo que não houvesse outros, nem que fosse só por este dia, o regresso a Mada valeu a pena!

2 comentários:

Xana disse...

As tuas fotos são sempre um deleite para a vista e eis que encontro uma verdadeira pérola rara - ver-te numa delas! ;)

Bjs,X

Anónimo disse...

Vertigineux !
Grandiose !
A couper le souffle !
Malgré les nombreux reportages, l'émotion est bien forte quand on est dans cette légende, enfin ! Une gigantesque cathédrale minérale aux multiples pointes acérées. Un labyrinthe horizontal (suivre le guide) et vertical, où l'on passe de la presque obscurité (en bas) à la lumière aveuglante (en haut, logique). Mieux vaut éviter la saison des pluies: les crocodiles de la Manambolo peuvent s'y réfugier pendant les crues, les moustiques sont alors chez eux (pas sympas), et d'énormes escargots terrestres aussi (coquille 15 cm), mais ils sont sympas eux, comme tous les escargots.... ;-)