sábado, abril 17, 2010

Nas alturas

O guia, João, avançava sem esforço, num passo descontraído. Mais atrás o grupo arrastava-se pela subida que o calor intenso tornava mais íngreme. Um pouco à frente meia dúzia de pinheiros ofereceram-nos o lenitivo de uma pausa e a benção de uma sombra.

A conversa flui entre o pão e a laranja do almoço e escorre para o tema das viagens, para desejos de viagens, das próximas, das futuras, das sonhadas. E lá vêm a Índia e a Mongólia, a Tânzania e Madagáscar, o Machu Pichu... o normal. Só o João destoou. Não era uma viagem, nem sequer um sonho, era um objectivo: escalar o Evereste! As palavras sairam-lhe com o mesmo ar tranquilo e confiante com que há pouco subia o trilho que nos arrasou, mas eram horas de continuarmos o caminho e a conversa ficou por ali.

Anos mais tarde (dois? três?) o João (Garcia) foi notícia nos jornais e na TV: a 18 de Maio de 1999 atingiu o topo do mundo. Objectivo cumprido!

A preparação que permitiu este feito começou-a bem cedo. Aos 16 anos, depois de convencer os pais a participar num encontro de alpinismo na Serra da Estrela, pedala quatro dias para percorrer os cerca de 300 kms que separam Lisboa do local do encontro. Mas nem tudo lhe correu bem. Tal era o entusiasmo que se enganou na data e chegou ... um mês mais cedo.
Em 1984 sobe a sua primeira montanha de vulto, o Monte Branco, uma expedição que determinaria o rumo da sua vida.

Neste momento o João Garcia está bem alto, no Annapurna, o último dos 14 picos de mais de 8000 metros que se lhe falta vencer. Hoje mesmo, se o tempo o permitir, vai atacar o cume, juntar ao seu nome ao do Gonçalo Velez (o primeiro português a chegar lá acima) e fechar o seu projecto "À conquista dos picos do Mundo!

Próximo objectivo? O pólo Sul, 1 500 km a pé. Coisa pouca.

2 comentários:

MMP disse...

Está feito! João Garcia chegou ao cimo do pico que lhe faltava para poder inscrever o seu nome na lista dos poucos, uma dezena, que subiram todos os cumes a mais de 8000m. Parabéns!
http://sic.sapo.pt/online/noticias/desporto/especiais/joao-garcia-annapurna/Joao+Garcia+conquista+cume+do+Annapurna.htm

Rutix disse...

Parabéns João!