sexta-feira, dezembro 05, 2008

Isla de la Plata

A Isla de la Plata, ao largo de Puerto López, já foi refúgio de piratas e diz-se que o nome vem dos lingotes de prata que Francis Drake lá enterrou, depois de atacar e pilhar um galeão espanhol.
Não são tesouros que nos atraem à ilha mas as várias colónias de pássaros que alberga. Aqui o homem é um intruso e somos nós quem tem de se desviar dos trilhos para não incomodar um pássaro que choca no seu ninho no chão, ou para não perturbar a carinhosamente desajeitada parada nupcial dos gansos-patola, de patas azuis.

Empoleiradas nos ramos secos de uma árvore as fragatas macho tentam atrair uma fêmea exibindo o seu saco gular, vermelho e inchado.
Um pouco mais à frente divertimo-nos a assistir a uma discussão amorosa, dois gansos-patola que se degladiam para decidir quem fica com a fêmea que, ao lado, os olha com um ar meio desinteressado, meio divertido.

E, quase sem darmos por isso, o tempo passa e são horas de regressar ao barco que nos espera para uma outra aventura: a procura das baleias que nesta altura do ano fazem destas águas a sua casa.

Sem comentários: