terça-feira, agosto 05, 2008

Close encounters

Depois de um passeio agradável pela reserva do Vakôna Forest Lodge, uma ilha privada onde os lémures, habituados à presença humana e atraídos por pedaços de banana se passearam às nossas costas e mordiscam as nossas orelhas, restava o Parque Nacional de Andasibe-Mantadia / Périnet, mais conhecido por reserva do Indri (ou Babakoto, para os malgaxes).





O motivo principal das muitas pessoas, malgaxes e vazahas, que procuram a reserva é a presença de numerosos grupos de indri-indri que de manhã cedo e para marcar território, fazem ouvir os seus cantos por toda a floresta.

Como se pode ouvir no post anterior é um grito poderoso, forte, que chega a 3 kms de distância e não dura mais de 3 a 5 minutos. A menos que...

A menos que se esteja em maré de sorte e, em vez de um grupo de indris se encontrem dois que, nas árvores sobre as nossas cabeças se degladiavam num combate verbal intenso que durou quase meia hora, um espectáculo emocionante e inesquecível.


A lenda do Babakoto (Indri)
Um homem chamado Koto e o seu filho pequeno sairam da aldeia para apanhar mel na floresta e não regressaram. Quando os aldeões foram à sua procura não os encontraram mas viram dois indris a descer de uma árvore e logo perceberam que eram o Koto e o seu filho que se tinham transformado em lémures. Daí o nome Babakoto (pai Koto).

Felizmente para o indri esta ascendência humana faz com que seja fady matá-lo ou comê-lo.

Sem comentários: