sábado, agosto 14, 2010

Este país não é para peões

(Thursday Island, Queensland)
O número de avionetas estacionadas no aeroporto de Broome é a consequência da imensidão da pais. Aqui, como por quase toda a Austrália, excepção feita ao populoso sudeste, a distância até aos vizinhos mais próximos mede-se em centenas de quilómetros. O automóvel, quase sempre um 4x4, é rei e senhor nas pequenas deslocações e para as outras impera o avião, seja ele de linha comercial, táxi-aéreo ou privado.

Andar a pé não faz parte do imaginário dos australianos e o peão é um ser raro. Incómodo, mesmo.

Tão incómodo que em Broome, como em muitos sítios por onde passámos, não há passeios. Há mato, uma réplica do famoso bush, terra coberta de ervas altas que picam as pernas e são a única alternativa ao caminhar pelo meio da rua. E só com sorte se encontra uma pista de bicicletas que, com todas as devidas precauções, podemos utilizar.

Passadeiras para peões tal como as conhecemos? Não existem!

Há lugares onde o passeio rebaixado permite deixar adivinhar uma possível passagem em segurança. Mas não há qualquer informação aos condutores, nem um sinal nem riscas brancas no chão, nem uma placa. Nada!

Os peões, esses sim, são avisados por uma tabuleta que reza assim:

(Broome, Western Australia)

Em Cairns, cidade bem turística, a situação parecia diferente, com passadeiras e semáforos para os peões. Mas basta afastarmo-nos 50 metros do pequeno núcleo central que estes mimos desaparecem e reencontramos os passeios desnivelados, colocados à revelia do conhecimento dos automobilistas e onde são raríssimos os que dão passagem ao humilde peão.

(Cairns, Queensland)

Decididamente este pais tão imenso não foi feito para andar a pé!

(Thursday Island, Queensland)

2 comentários:

Rutix disse...

Mais uma razão para cantar "You might accidentally get killed"!!!

RCC disse...

Por isso os portugueses dão-se bem por lá... Então aqueles que gostam de levar o carro para ir ao café a 100mts da porta!