domingo, janeiro 25, 2009

Teranga

É a imagem do país: teranga - hospitalidade, tolerância, simpatia.
Senão veja-se: dizem os livros que 94% da população é muçulmana, 4% cristã e 2% animista. Em teoria, porque, na prática, o animismo, mais ou menos vivido, coabita sem problemas com os outros cultos. Reza-se a Alá ou a Jesus Cristo mas não se desdenha o sacrifício do galo.

Noite de 24 de Dezembro, festa cristã. Sendo os cristãos uma minoria pode pensar-se que os festejos passam despercebidos. Errado! Festa é festa e o resto não interessa. Senegalês que se preze não desperdiça uma oportunidade de reunir família e amigos e celebrar. E é vê-los, cristãos e muçulmanos, nos seus melhores trajes, a encher as igrejas na missa do galo, lado a lado.

Nem na comida há segregação. É certo que os muçulmanos não admitem carne de porco à sua mesa mas não é por isso que se importam que os seus borregos partilhem o terreiro com os suínos pertença da família cristã que vive ao lado, ou que o talho tenha um pedaço de entrecosto de porco misturado com as pernas de carneiro que compram.

O estrangeiro, o desconhecido que se cruza na rua, é bem vindo, recebido com sorrisos francos. Diz-se bom dia a todos mas não se fica por aí. "Nanga def?" Há que inquirir pela saúde de toda a família, um a um. Pela mãe, o pai, o marido e os filhos, os irmãos. E só depois das respostas e de responder por sua vez às perguntas equivalentes que o visitante também faz, é que continua o caminho.

"Ba bénen", até à próxima.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vraiment toute la douceur du pays dans ces sourires sénégalais...