domingo, setembro 19, 2010

I will be back

O filme que vi mais repetidamente é O Paciente Inglês. Mais vezes do que a Música no Coração, o que para alguém da minha geração, é notável. Revi-o ontem ao serão, com o mesmo prazer da primeira vez. Não é tanto o filme, a história, que me atrai, mas as imagens do deserto do Sahara, que, essas sim, tocam bem fundo.

Não há sítio no mundo, dos que conheço e, penso, dos que espero vir a conhecer, que mais me emocione do que o deserto. O espaço, o silêncio, a magia da luz a brincar nas rochas, o ritmo dos sulcos que o vento desenha na areia, o esplendor dos céus de milhares de estrelas a consciência da minha insignificância.

A paixão começou, por acaso, numa noite dormida à beira de uma pista e do deserto, algures em Marrocos. Seguiu-se a Tunísia e a Argélia e a Líbia e o deserto branco do Egipto e novamente a Argélia.


Numa saborosa evocação aqui ficam imagens do filme , os relatos dos "meus" dois últimos desertos: o branco do Egipto e o vermelho da Tadrat argelina e a frase que digo para mim mesma no final de uma viagem no deserto: "I will be back."
Inshalah!


5 comentários:

Nicole disse...

Une seule envie, même s'il fait encore bon en Europe: retrouver la lumière du désert, l'odeur du désert, les sons du désert... l'horizon aussi...
;-)

Rutix disse...

Também quero!!!!!!!

RCC disse...

Que engraçado ler agora o teu texto.
Sabes que na 5ª feira passada, na minha 1ª aula de Inglês a professora pediu-nos para escrevermos uma redação (imagine-se com esta idade!!) sobre algo que nos tenha marcado.
E o que é que eu escrevi?... O deserto da Argélia, as fantasticas cores do sol refletidas nas rochas, o nascer do dia mais lindo que assisti até hoje, a emoção da grandesa da paisagem, o adormecer a observar as estrelas e o unico e relaxante som do deserto...
que bom partilhar essas emoções contigo :-)

Beatriz disse...

Olá,
Já asisisti ao Paciente Inglês duas vezes e confesso que sou absolutamente apaixonada pelas músicas de Gabriel Yared!!! Aquela imensidão infinita me fascina...
Beijos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Dylan disse...

Fantástico filme, fantástica OST, fantástico deserto!