sábado, setembro 04, 2010

Kings of the road

Nelson já esteve em Portugal, já jogou golfe no Estoril. Do nosso país trouxe boas recordações: as gentes, a comida, o vinho verde. Más, só a irresponsabilidade que encontrou nas estradas.
Nelson, como Phil, é condutor de road-trains, os enormes camiões que, como os cangurus, fazem parte do outback australiano, e são os responsáveis pelo abastecimento das comunidades dos Territórios do Norte e da Austrália Ocidental.

Aproximam-se velozes, envoltos numa nuvem de poeira e desaparecem mergulhados em mistério. Os que circulam nas estradas e pistas públicas chegam aos 54 metros (perdão, aos 53,5 metros que o rigor australiano é para ser levado a sério) mas nas pistas privadas das grandes herdades atingem o dobro.

Para ultrapassar um deles é necessária uma recta com, pelo menos 1 km, mas os outros condutores são aconselhados a não o fazer, a segui-los a uma boa distância ou, melhor, fazer uma pausa numa road station. A deslocação de ar que provocam é tão grande que os carros pequenos encostam na beira da estrada assim que os vêem aproximar-se e cruzam os dedos para que nenhuma das pedras que projectam lhes esmague o pára-brisas.
Diz-se que os condutores destes monstros se alimentam de anfetaminas, que só assim aguentam vários dias sem dormir, quem sem elas a Austrália ficaria paralisada.

Mas são considerados os mais simpáticos e respeitadores das regras de trânsito do país.
Não admira que Nelson não tenha apreciado as estradas portuguesas.




4 comentários:

Rutix disse...

Não percebo o desgrado do Nelson em relação às estradas portuguesas....fraquito!!! lol

PJF disse...

Não fazia ideia que existiam monstros assim!

RCC disse...

Poxa! Tb não fazia ideia do tamanho destes "bichos".
Faziam falta nas nossa estradas. Assim ainda as estragavam mais e podia ser que finalmente as decidissem reparar...ainda acredito no pai natal!

Anónimo disse...

Eu penso que o motorista do roadtrain tem 2 alternativas para inspecionar o último reboque: ou vai de moto standby ou desengata o truck utilizando-o na longa viagem de retorno...:)