sábado, fevereiro 20, 2010

Kom Ombo - o templo 2 em 1

O Nilo arrancou parte das pedras que o formavam, o terramoto de 1992 danificou-o gravemente, mas que resta continua a impor-se como um dos templos mais emblemáticos do Egipto. Situado numa colina numa curva do rio, ergue-se como uma acrópole sobre os bancos de areia que outrora eram poiso favorito de crocodilos.
Talvez por isso uma das divindades a quem é dedicado é Sobek, o deus crocodilo, mas, numa rara associação, o templo exprime também a devoção ao falcão Horus.

O sol poente acentua-lhe os tons dourados, a luz do crepúsculo que se aproxima acrescenta-lhe solenidade. Nos corredores escuros onde só os sacerdotes podiam entrar há ainda vestígios das cores que decoravam tectos e paredes, baixos-relevos com instrumentos médicos recordam Horus, o "bom doutor".

A serenidade do templo contrasta com o ambiente em redor. Duas dezenas de paquetes apitam sem cessar para dizer aos seus passageiros que são horas de regressar, na marginal sucedem-se as lojas e as luzes, os vendedores de artesanato, de balões, de comida.

Foi bom regressar à feluca, navegar no escuro e reencontrar o sossego.

2 comentários:

Rutix disse...

"A serenidade do templo contrasta com o ambiente em redor. [...] na marginal sucedem-se as lojas e as luzes, os vendedores de artesanato, de balões, de comida."

Uma linha branca no chão, impede-os de se aproximarem dos turistas que saiem do templo. Têm de ficar junto às lojas. Sob o olhar atento da polícia, resta-lhes esperar que os turistas tomem a iniciativa de e se aproximem. Lançam apelos ao acaso ... "Hey, Mari Carmen, buy here... very cheap..."
E assim, nasceu mais uma alcunha... LOL

Kinha disse...

Bom dia!
Amei o blog! Muito real, descriçõe slindas, imagens impressionantes! Gostava de falar contigo sobre uma possivel proposta, catarina@minube.com!
Fico à espera!
Obrigada,

Catarina