sexta-feira, outubro 17, 2008

Viagem ao passado

O sítio era, se a memória não me falha, o jardim de um hotel em Vale de Lobos, perto de Sintra.

Teria eu uns 6 ou 7 anos e era uma criança feliz. Tão feliz que rodopiava, rodopiava, rodopiava, com a persistência que só as crianças parecem ter, deslocando-me no jardim, desviando-me das árvores que por lá havia.

Hélas, ao pescoço tinha pendurada a minha primeira máquina fotográfica, um "caixotinho" rudimentar, que não soube evitar um too much closer encounter com um tronco. E a minha alegria ficou por terra, misturada com o puzzle negro em que se transformou a máquina.

A fotografia que acompanha este post, e que encontrei ao remexer caixas com restos de passado, foi uma das primeiras que tirei e, sim, com o caixotinho destruído. Nela estão patentes algumas das normas a que qualquer fotógrafo de retratos deve obedecer:

- fotografar ao nível dos olhos do modelo para que não pareça disforme e esmagado de encontro ao chão.
- colocar-se em posição que impeça que a sombra do fotógrafo seja visível na fotografia.

;-)


1 comentário:

Rutix disse...

LOL LOL