quinta-feira, maio 24, 2012

Step em Delfos

  Sessão 2: Oráculo de Delfos
 


Cansadas de uma noite em branco no avião e do subir e descer a calcorrear Atenas, foi com um certo alívio que no final do dia comentámos que o seguinte ir ser mais tranquilo, que pouco íamos andar a pé, já que faríamos quase 600 kms de estrada até Kalambaka, parando apenas um pouquinho em Delfos.

Partimos cedo, ao volante de um carro alugado, ajudadas pelo fiel Zorba, o gps, que nos guiou sem hesitações pela confusão de estradas à saída de Atenas.

Chegadas a Delfos os deuses sorriram-nos e encontrámos um lugar de estacionamento, grátis, mesmo junto à entrada principal do sítio arqueológico.

Mas não foi necessário consultar o oráculo para saber que nos esperava a 2ª sessão de step: estávamos à sombra do Parnaso e todo o complexo se estende em cascata na vertente de uma colina.

Tant pis! Delsfos reconciliou-me com a Grécia antiga, apagou a má impressão deixada pela Acrópole.


O templo de Apolo, o teatro, o santuário de Atena, o estádio onde se realizavam os jogos píticos, ... são ruínas bem cuidadas, informações sucintas mas precisas, um ambiente sereno e bucólico e um cheirinho a primavera que se despegava dos campos pintalgados de flores.

No estádio, no topo da colina, a imaginação quase permitia ver os atletas a cruzar a linha de chegada sob o olhar atento dos juízes estrategicamente colocados e envoltos pelos gritos da multidão entusiasmada.



E, pelos vistos, até Henry Miller gostou do que viu:

"Vagueámos pelo meio de colunas partidas e depois subimos pelo caminho tortuoso até ao estádio. [...] O cenário era espectacular. O estádio situa-se pouco abaixo do cume da montanha; tem-se a impressão de que, quando acabava a corrida, os aurigas deviam conduzir os seus corcéis sobre a cumeada, lançando-se no azul. A atmosfera é sobre-humana, inebriante a um ponto da loucura. Tudo o que Delfos tem de extraordinário e miraculoso está ali reunido na memória de uns jogos que se realizavam no meio das nuvens."

Henry Miller, in O Colosso de Maroussi

2 comentários:

Xana disse...

Também adorei! E comprei este do H.Miller, este ano, na Feira do Livro :)

MT disse...

Lindo !
Já visitei Delfos e também senti um encantamento especial pelo lugar.
Abraço
MT