quarta-feira, maio 23, 2012

Rapazes de Atenas




São altos, têm pelo menos 1.86 cm, saudáveis, com bom aspecto e carácter à prova de qualquer desafio.
A saia branca que usam, impecávelmente passada a ferro pelos próprios, leva 30 metros de pano e tem 400 pregas, tantas quantos os anos da ocupação turca. Camisa também ela branca, de mangas tufadas, uma espécie de colete de seda colorido, chapéu e fitas. Os sapatos, com um pompom na ponta, pesam cada um 1,5 kg graças aos vários pregos cravados na sola para evitar que escorreguem durante a espécie de bailado que é a parte mais visível do seu trabalho.


Antes que se comece a pensar mal dos rapazes diga-se que pertencem à elite do exército grego, ao batalhão dos Evzones, que faz a guarda presidencial e do parlamento.

Ser escolhido para pertencer aos Evzones é uma honra que exige treino intenso. Deles se espera dedicação total e trabalho intenso, que estejam sempre alerta, que em caso algum mostrem qualquer reacção.






Em 2001 foi atirado um cocktail Molotof para uma das guaritas junto ao parlamento, que imediatamente foi envolvida pelas chamas, mas o Evzone que estava ao lado nem pestanejou, e só se afastou, com o uniforme já a fumegar, depois de receber ordem do seu superior.
Em 2010 manifestantes lançaram uma bomba, que ficou a 20 metros de um dos Evzones. Apesar de repetidos avisos da polícia de que a bomba podia rebentar a qualquer minuto, os soldados recusaram-se a abandonar o posto e mantiveram-se firmes até mesmo quando a bomba explodiu.




Fazem turnos de 1 hora em frente ao Parlamento e ao túmulo do soldado desconhecido, sempre em pares, para que a coordenação seja perfeita. À hora certa, de dia ou de noite, são rendidos, com uma coreografia que atrai as atenções e o cerimonial atinge o auge às 11h de cada domingo altura em que o render da guarda envolve todo o batalhão e a banda militar.

1 comentário:

Xana disse...

E aquele fantástico som dos sapatos quando embatem no sol...!!