Sessão 1 - Atenas
Sabíamos que para ver os famosos frisos e mármores do Partenon não precisava subir até à Acrópole ateniense mas antes visitar alguns museus europeus - o Britânico, em Londres, mas também o Louvre e os museus do Vaticano e de Atenas...
Também sabíamos que a Acrópole estava desde há anos em obras de restauração, umas mais bem conseguidas que outras, que o local é visitado por multidões.
Sabendo isso chegámos bem cedo, à abertura dos portões, antes que os autocarros deixassem sair magotes de japoneses, espanhóis e franceses. Subimos calmamente pelos caminhos empedrados e íngremes, parando aqui e acolá para espreitar o teatro de Dionísio, para recuperar o fôlego.
Foi quase com respeito que subimos os degraus do Propileu, pisando cada degrau com a solenidade que o lugar parecia merecer.
Mais uns passos e teríamos à nossa frente o Partenon a impôr-se majestoso na Acrópole. Enganámo-nos! O que os nossos olhos viam era pouco mais do que um monte desorganizado de pedras. O Partenon deixava-se adivinhar a custo, delapidado, quase coberto por andaimes e gruas, envolto na atmosfera triste do que se assemelhava a um estaleiro abandonado. E só a custo conseguimos registar alguns pormenores interessantes. Enfim...
Já no sopé do monte, depois de passarmos por várias igrejas e monumentos também eles embrulhados em plásticos e andaimes, foi com alegria que encontrámos a Torre dos Ventos cuja "nudez" nos pareceu um sopro de ar fresco.
Sem comentários:
Enviar um comentário