quarta-feira, junho 29, 2011

Carcas sonne

Diz a lenda que as hostes de Carlos Magno cercaram a cidade ocupada por mouros comandados pela princesa Carcas. Um cerco longo, muito longo, mas os sitiados lá iam conseguindo produzir alimento suficiente e resistiram cinco anos. No 6º a situação começou a complicar-se e, a certa altura, nada mais havia para comer do que um leitão e um saco de trigo.

Em desespero de causa Carcas empanturra o porquito com todo o trigo que conseguiu e atira-o do alto das muralhas. Esborrachado no solo, o ventre rebentado exibe a fartura de grãos, fazendo crer aos soldados de Carlos Magno que a comida não faltava aos sarracenos.

O estratagema resultou e as hostes gaulesas levantaram o cerco.


Ao vê-los partir, radiante de alegria, a princesa manda tocar todos os sinos, para anunciar a boa nova. E é então que um dos vassalos de Carlos Magno terá gritado a frase que deu o nome à cidade:

“Sire, Carcas sonne!”



3 comentários:

Rutix disse...

Faz lembrar o "Senhor, porque me (C)cascais?!"....

Beatriz disse...

Sempre coisas interessantes quando passo por aqui....que lugar lindoooooooooooooo!!!!
Beijinhos
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Nicole disse...

Carcassonne...
LA cité médiévale par excellence...
Il fait bon s'y perdre et parcourir les rues étroites... s'il n'y a pas trop de touristes... L'embrasement du 14 juillet est également un spectacle étonnant. Quand on sait où se placer, on peut admirer la cité entière s'éclairer sous les feux d'artifice et littéralement s'embraser, en regard du ciel d'été étoilé.
Bjs