terça-feira, abril 05, 2011

Gorilas

O nome científico, gorilla gorilla gorilla, parece um grito de desespero lançado por alguém que tenha inesperadamente encontrado um impressionante animal, emergindo da floresta densa, impondo respeito com urros e pancadas violentas no peito.
Errado! O nome vem da palavra grega gorillai, que designa "tribo de mulheres peludas" pois foi isso que o navegador cartaginês Hannon pensou que fossem.

Apesar do porte imponente e do ar ameaçador são, geralmente, pacíficos e, por isso mesmo, presas fáceis de caçadores furtivos. Polígamos, vivem em grupos liderados por um macho dominante, de dorso prateado, que é senhor absoluto do seu harem.

Essa supremacia e a ausência de competidores que os obriguem a lutar pela conquista das fêmeas é patente no desenvolvimento genital.
E se é certo que tamanho não é qualidade, não deixa de ser bizarro que um corpanzil de quase 2 metros e 200 quilos esconda, literalmente, um pénis que nos momentos de euforia não passa de 3 cms.




3 comentários:

Beatriz disse...

Uau, quanta informação! Esses animais são mesmo incríveis e não merecem o desprezo do ser (débil) humano. Pena que eles já beiram a extinção no continente africano!
Bons ventos!!!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Rutix disse...

Mulheres peludas??!!! Quem diria! LOL
Como se chamariam se nesse altura já houvesse electrólise?!

RCC disse...

Tadinhos 3cm...
Mas são uns animais com um olhar fantastico.
Adoraria ir visitá-los no seu habitat natural...uma viagem a fazer ;-)