quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Era uma vez... Orion

A noite chega, as sombras dos rochedos dissolvem-se na escuridão e, antes que a lua apareça, as estrelas cobrem o céu. A custo descobrimos Orion, perdida no meio de milhares de outras.

Filho de Posídon e de Gaia, o gigante Orion não passava despercebido às mulheres e deusas graças à sua beleza e porte atlético. Amante da caça, gabava-se de ser capaz de matar qualquer animal que encontrasse.

Um dia apareceu-lhe no caminho o maior escorpião que alguma vez tinha visto. Era maior que Orion, que era um gigante, maior do que qualquer animal que alguma vez vivera. Orion atacou-o, envolveram-se numa luta feroz mas o escorpião, de carapaça impenetrável à espada e flechas de Orion, foi o vencedor da contenda matando o guerreiro com uma ferradela venenosa.


Impressionado com o poder do escorpião e a bravura de Orion, Zeus levou ambos para os céus mas colocou-os de modo a que nunca estivessem juntos no firmamento. Assim, quando a Primavera começa, Orion desaparece no brilho do Sol e, no Outono é a vez doEscorpião ser engolido pelo horizonte do ocaso.

Adaptado de Zodíaco: Constelações e Mitos (Nuno Crato). O texto completo pode ser lido aqui


(Imagens retiradas da Internet)

Sem comentários: