quarta-feira, setembro 12, 2007

O povo malgaxe

Crê-se que os primeiros homens terão chegado a Madagáscar há cerca de 2000 anos vindos da Malásia e da Indonésia. Seguiram-se-lhe árabes, africanos e europeus, dos quais os portugueses foram os primeiros.
A mistura singular criou um povo com características físicas, crenças e tradições muito variadas. São, ao que parece, 19 milhões. Esse é, pelo menos, o número da última "estimativa oficial". Estima-se também que 3/4 desta estimada população viva em zonas rurais, áreas que incluem não poucos locais de difícil acesso e em que aldeais inteiras escapam ao crivo do recenseamento.
Estão divididos em 18 grupos étnicos que, mesmo nos dias de hoje, mantém fortes identidades culturais, costumes e tradições que os distinguem dos outros.


E assim é que os Merina, das Terras Altas, constroem túmulos de tijolo, decorados com pinturas que retratam as características ou a profissão do defunto, enquanto os Sakalava, a leste, os enfeitam com esculturas de madeira, geralmente de cariz erótico.
Para os Betsileo, do centro, o zebu é fonte de alimento mas para os Bara, povo do sul dedicado à pastorícia, é um animal sagrado, utilizado apenas em sacrifícios. De tal modo o animal é aí prezado que o roubo de uma rês, punido muitas vezes com a morte, é considerado um acto de coragem sem o qual um rapaz não pode aspirar a encontrar companheira.


3 comentários:

Rutix disse...

Olá, Guida!

Que bom recordar Madagascar atraves das suas tradições!!
Por momentos, ouvi ecos da voz do Danze (nosso guia local e de etnia Betsileo) a contar-nos tudo isso.

Carlos Manuel Ribeiro disse...

Linda a 1ª foto com o motivo (a criança) devida colocada num dos terços da fotografia. Contudo, fico com a ligeira impressão que devias ter utilizado uma velocidade de disparo (exposição) mais rápida. Pois, acredito que se a ampliares a foto, vais notar que os contornos da face da criança não estão 100% definidos. Mas, como neste post a foto tem dimensões pequenas não posso garantir a minha impressão..

Abraço,
CR/de

Programas para Liga de Bibi e Gigi disse...

Achei muito interessante