domingo, outubro 08, 2006

Zimbabwe - o mítico Zambeze



O grande rio parece fugir de nós, e como sempre, quando muito se anseia por atingir um ponto, mal se calcula a sua distância, nós ardendo de impaciência, pareciam-nos as horas séculos. Finalmente [...] demos vista do colosso.
Hurrah! foi o grito unânime, e, sentando-nos nos alcantis da encosta demos larga à comoção que nos dominava. Que panorama, que quadro dali se desenrola aos olhos dos recém-chegados!
[..] Em baixo, amesquinhado pela distância, serpenteava o Zambeze, resplandecente à luz do Sol, com o seu leito semeado de ilhas e as várzeas cobertas de verdura.

in De Angola à Contracosta – descripção de uma viagem atravez do continente africano
H. Capello e R. Ivens – Officiaes da Armada Real Portuguesa
1886

Menos agitada mas igualmente emotiva foi a nossa chegada ao Zambeze. Ele ali estava, tranquilo, majestoso, aos nossos pés.
E foi de barco, num ritmo deliciosamente preguiçoso, que descobrimos crocodilos que rastejavam até à água, elefantes a procurar alimentos nas margens, cabeças de hipopótamos que emergiam das águas que, pouco a pouco se tingiam de vermelho...

1 comentário:

Carlos Manuel Ribeiro disse...

Bela foto de pôr-de-sol, contudo.. esta foto em ponto grande acho que tem franjas coloridas na linha de definição da silhueta do arvoredo!?... mas não tenho a certeza. Pois a foto aqui está demasiada pequena.

Abraço,
CR/de