domingo, novembro 27, 2011

Vamos ao cinema?

 

O filme passa nos pontos de água de Etosha e, se o visse na TV, pensava que era uma feliz reunião de momentos invulgarmente ricos em vida selvagem, feito ao longo de meses de espera e paciência.
Qual quê! O corrupio era constante, o charco de água era a passerelle por onde passava tudo o que Etosha tem para mostrar. E é muito.



De dia víamo-los aproximarem-se, amontoarem-se para disputar uns goles de água. Gnus, órixes, impalas, ...
As zebras alinhavam-se, paralelas, talvez para que as riscas confundam ainda mais algum predador que esteja à espreita.
Mais cautelosas são as girafas. De pernas afastadas para manter o equilíbrio  enquanto levam a cabeça até ao nível da água, tornam-se vulneráveis a ataques, impossibilitadas de reagir e fugir rapidamente. Só bebem quando o charco está mais desimpedido e há sempre uma que fica a vigiar enquanto as restantes matam a sede.


À noite é a vez dos que pouco têm a perder com as escuridão: os grandes e os carnívoros. Ao contrário do que sucede de dia nunca vimos espécies misturadas. Os elefantes chegam majestosos e em silêncio, sem qualquer barulho que anuncie a sua chegada, recuam estrategicamente para o meio da vegetação para deixar que uma hiena se aproxime a correr, beba um trago e se afaste ainda mais depressa.
Com o palco desimpedido os elefantes regressam e logo partem com barridos que enchem a noite, cedendo a vez ao rinoceronte.
E quando os grandes já estão saciados é a vez das lebres e coelhos invadirem o espaço com correrias e saltos.


Na falta de fotografias das noites de Etosha ficam aqui e aqui dois conjuntos de imagens de dia.

4 comentários:

RCC disse...

Por uns momentos fizeste-me viajar...
Como sempre as fotos estão divinais

Nicole disse...

Des photos magnifiques... Merci !
;-)

Nicole disse...

Comme venus d'un autre monde tellement ils sont gracieux, majestueux, fragiles, délicats, imprévisibles, paisibles, sereins, précieux. Et pourtant ils sont ici, sur notre planète...

Noé disse...

Sempre um prazer zapear por aqui. Q fotos!!!