segunda-feira, fevereiro 25, 2013

A preto e branco

  
Os 15º negativos que nos esperavam no aeroporto de Kuusamo não impediram as fotos da praxe junto ao marco que assinala os 66º33'44''de latitude norte a que chamamos círculo polar ártico. Agora sim, sentimo-nos chegadas à lapónia finlandesa!

Ao longo do longo caminho que nos deixará em Salla deliciamo-nos com pormenores que para nós quase têm cheiro a novidade,tudo parece ter outro encanto, a neve nos ramos, nas caixas de correio, os fios de eletricidade que resistem ao peso extra.
"Nem sempre", havia de nos dizer Terttu, a nossa anfitriã. "Por vezes o peso é tal que os fios cedem e ficamos alguns dias sem energia elétrica. E sem aquecimento.Temos de ter sempre uma boa reserva de lenha. Sem ela e sem eletricidade, não seria difícil a temperatura interior descer aos -30."
Brrrr...

Mas por enquanto, no quentinho do autocarro, o frio é apenas um número. O cenário desfila como um filme antigo, o solo confunde-se com o céu, também ele branco, as árvores de tronco escuro empertigam-se como soldados na parada, quase nada quebra a monocromia da paisagem.

1 comentário:

Noé disse...

Brrrr frio e mais frio, coração quente?