domingo, junho 17, 2012

Fábula veneziana

Tal como Corto, não foi a primeira vez que fui a Veneza, mas a terceira. E, como ele, fui por causa de uma aposta. aposta comigo feita:  seguir os passos venezianos de Corto Maltese, quando fosse capaz de ler um livro em italiano.


"Una passeggiata nei boschi", de Bill Bryson foi um exercício de disciplina: duas páginas em português seguidas das correspondentes em italiano, mais duas em português ...
No final já conseguia inverter a ordem,  socorrendo-me do português, muitas vezes, é certo, mas apenas quando alguma frase mais elaborada me fazia perder o sentido do que lera. Estava longe de cumprir o objectivo mas longe estava também a ida a Veneza, que previra para outubro.

Só que.. eis que a Papa Léguas lança a "minha viagem". Em junho, que estava quase à porta. Os meus amigos C&A salvaram-me a face emprestando-me o policial de Simenon "L'ombra cinese", que consegui ler de fio a pavio. Sem rede. Uuuff!


E foi de alma descansada que embarquei numa extraordinária aventura literária comandada pela Katya Delimbeuf, que já conhecia de outros escreveres.

Vamos a isso.

1 comentário:

RCC disse...

Parece-me que gostaste :-)
Aguardo relatos