quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Brasil...



"Se acertar todas as capitais que me perguntares compras farinha para o meu irmão bebé?"

Olhei para o meu interlocutor, meio-tostão de gente, sorriso branco que sobressaía num rosto moreno, uma mãozinha minúscula que alternava entre o puxar as minhas calças e limpar o líquido viscoso que teimava em sair do seu nariz. A proposta era irrecusável e o desafio começou: "Vou perguntar-te dez. Se acertares todas, ganhas!"

Portugal, claro, e Líbia, o Mali, o Uruguai. E, sem qualquer problema ou hesitação, o pirralho debitou os nomes: Lisboa, Tripoli, Bamako, ...
E chegamos à última :"Então, e Madagáscar?"

O sorriso branco desapareceu atrás dos lábios mascarrados de pobreza. O olhar turvado de desalento (e o meu de ternura) e a vozinha abafada que sussurrou um arrastado, desanimado, tristemente derrotado "I doooooont know...". O prémio perdido ali no último instante, a morte na praia, as lágrimas dificilmente contidas.

Mas eis que enche o peito de ar e de orgulho e a resposta chega quase gritada e com sabor a prémio: Antananarivo.
Terá sido impressão minha ou, nesse instante, as ruas de Katmandu encheram-se de sol?


E com este texto abrem-se as portas do Dom Pedro Laguna Hotel, no Ceará.

 


3 comentários:

Noé disse...

Parabéns, pelo texto e pelo premio!!!

Vento no Cabelo disse...

:-) Muitos parabéns!!! É bem merecido! **

Nicole disse...

Un très beau texte... très justement récompensé ! BRAVO et Merci !!