quarta-feira, fevereiro 26, 2014

terça-feira, fevereiro 25, 2014

Regresso à Europa

A meio da manhã embarcamos para o regresso a Marselha. Adeus Ennedi, adeus Sahara, até à próxima.


segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Faya Largeau

Começamos a dizer adeus ao deserto. A noite de hoje já será em Faya Largeau, com uma família local. Mas ainda haverá tempo para explorar o oásis e mercados.


domingo, fevereiro 23, 2014

sábado, fevereiro 22, 2014

Guelta de Archei

E finalmente o sítio que há anos povoa os meus sonhos de deserto: o guelta de Archei, as centenas de camelos, os crocodilos.




sexta-feira, fevereiro 21, 2014

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Rupestres

As pinturas rupestres do Ennedi, memórias de outros tempos. Hoje passamos por poços, gueltas, pinturas e adormecemos à sombra do arco Julia, seja lá ela quem fôr.


quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Rumo ao Ennedi

Atravessamos o mar de areia de Djourab e continuamos em direção ao Ennedi. Areia, rochas, algumas pinturas rupestres, a magia do deserto.




segunda-feira, fevereiro 17, 2014

À espera...

Um passeio pelas ruas de Marselha, o Vieux Port, quem sabe se o Chateau d'If, enquanto fazemos horas para o vôo que na próxima madrugada nos levará até Faya Largeau, no norte do Chade.



domingo, fevereiro 16, 2014

Em Marselha

Marselha é porto de saída para mais uma viagem no deserto do Sahara. E um jantar de "bouillabaisse" é capaz de ser uma reconfortante ideia.


sábado, fevereiro 15, 2014

Rumo ao Chade



Quase, quase de partida para o Chade. Um visto colorido a estrear o passaporte e uma efeméride: quando lá puser o pé o nº de países visitados vai igualar o dos meus anos.