quinta-feira, fevereiro 28, 2013

A marca amarela

Cruic, cruic, o trenó desliza sobre a neve fresca. Desvio o olhar da pista para ver a paisagem banhada pela luz dourado do sol poente que parece escorrecer desde a copa das árvores até ao chão imaculado.
E o trenó continua a avançar ao ritmo cadenciado de Kaapo, a rena.

A custo esqueço a beleza da paisagem e concentro-me na procura. A marca amarela, algures no branco da lapónia finlandesa, a marca que Rutix e RCC me garantiram existir.
O frio nas mãos, as pestanas cobertas de gelo anunciam a descida da temperatura mas nada parece incomodar Kaapo, que trota sem hesitação.

Por fim encontro-a, o amarelo prometido a sobressair da neve.
Páro o trenó, dou ao animal o merecido descanso, abro a porta e peço:

 "Um hamburguer de rena, por favor."

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

A preto e branco

  
Os 15º negativos que nos esperavam no aeroporto de Kuusamo não impediram as fotos da praxe junto ao marco que assinala os 66º33'44''de latitude norte a que chamamos círculo polar ártico. Agora sim, sentimo-nos chegadas à lapónia finlandesa!

Ao longo do longo caminho que nos deixará em Salla deliciamo-nos com pormenores que para nós quase têm cheiro a novidade,tudo parece ter outro encanto, a neve nos ramos, nas caixas de correio, os fios de eletricidade que resistem ao peso extra.
"Nem sempre", havia de nos dizer Terttu, a nossa anfitriã. "Por vezes o peso é tal que os fios cedem e ficamos alguns dias sem energia elétrica. E sem aquecimento.Temos de ter sempre uma boa reserva de lenha. Sem ela e sem eletricidade, não seria difícil a temperatura interior descer aos -30."
Brrrr...

Mas por enquanto, no quentinho do autocarro, o frio é apenas um número. O cenário desfila como um filme antigo, o solo confunde-se com o céu, também ele branco, as árvores de tronco escuro empertigam-se como soldados na parada, quase nada quebra a monocromia da paisagem.

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Deixar o gelo

E chega ao fim a viagem à Lapónia finlandesa . Vai saber bem reencontrar a suavidade do nosso inverno. Que calor! ;-)


domingo, fevereiro 10, 2013

Béu-béu

A atividade mais esperada - o trenó de cães. Uma das razões que me trouxe aqui, um teste para perceber se serei capaz de aguentar uma semana inteira de itinerância com os cães.

(imagem: http://thechristmassleigh.com/)

sábado, fevereiro 09, 2013

Dia de descanso, para recuperar do cansaço dos anteriores e preparar o próximo. Talvez haja cavalos para um passeio na neve.
E, como sempre, os olhos postos no céu, na esperança de ver uma aurora boreal.

(foto: http://politesocietymagazine.com/)

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

À pesca

Pisar a neve com raquetes, pescar no gelo, piquenique ... Um dia em cheio.

(Foto: http://tc.gov.yk.ca)

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Brincando de pai Natal

Puxadas por renas aí vamos nós pelas neves da florestas e os lagos gelados. Prometem-nos um piquenique à volta da fogueira ou numa kota, uma tenda tradicional.

 (Foto: http://www.ahgupuk.com)

terça-feira, fevereiro 05, 2013

No fundo...


Primeiro dia no gelinho do ártico, descoberta de Salla e tarde livre para, por exemplo, experimentar ski de fundo.

(foto: http://jumpingpolarbear.com/)

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

domingo, fevereiro 03, 2013

A caminho de Salla


Em Paris, à espera do vôo de amanhã que, bem cedo, nos vai levar até Salla, o pontinho vermelho do mapa, junto á fronteira com a Rússia.