sábado, janeiro 26, 2008

Por favor... desenha-me um carneiro

Mas ninguém nos desenhou carneiros, apenas girafas, bois, guerreiros e mulheres. Também não foi St Exupéry o autor dos "desenhos" mas quem, há alguns milhares de anos, por aqui andou. "Aqui" é a Tadrart, no Parque Nacional do Tassili, no sudeste da Argélia, onde o país se encontra com a Líbia e o Níger, uma das regiões do mundo mais ricas em arte rupestre.

Verdadeiro museu a céu aberto, precioso como um velho livro que se folheia cuidadosamente, os seus 80.000 km2 de areia e pedra têm estatuto de Património Mundial da Humanidade, da Unesco, de Reserva do Homem e da Biosfera.
Conheceu, como todo o Sahara, uma sucessão de fases húmidas e secas, de que a morfologia do planalto mostra os traços. Os inúmeros vestígios rupestres são provas espantosas das oscilações do clima, retratos de um passado bem diferente.

Girafas, gazelas e elefantes, pintados ou gravados nas rochas, velhos de 8.000 anos, vacas, guerreiros, cenas do dia-a-dia, com 3 ou 4 mil anos, são o que resta de um paraíso tropical há muito desaparecido.

E foi este o cenário, de gravuras milenares e areias vermelhas, o escolhido para o Natal de 2007.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Pausa forçada

É sempre duro o regresso do deserto, o retorno ao trabalho, às confusões e barulhos do dia-a-dia. Mais ainda quando nos vemos privados de acesso à internet em casa. Utilizar a net do trabalho para actualizar o blog não seria visto com bons olhos e, por isso, a mochila tem estado arrumada a um canto, sem ver a luz do dia. Enquantos os problemas cibernéticos não se resolvem deixo uma imagem de um pôr-do-sol às portas do mítico Ténéré e a promessa de que I'll be back as soon as possible.