terça-feira, junho 20, 2006

A máquina


Bucareste, Outubro 1974
Ceausescu governa com mão de ferro uma Roménia triste. A segurança, a saúde e a educação são asseguradas pelo estado. Os bens essenciais também. Os outros, a saia mais vistosa, o brinquedo de cores vivas, há-os nas lojas especiais, apenas ao alcance de uma elite do regime... e dos turistas.

Teria uns 30 anos. Aproximou-se de nós, que atravessávamos a alameda enorme e deserta de acesso ao hotel, e parou à nossa frente:
"A máquina!"
A máquina de filmar que o meu pai trazia a tiracolo e que lhe entregou, sem esboçar qualquer resistência.
Os três, ali parados, suspensos no tempo. Ele, a olhar com adoração a máquina que amparava sobre as palmas das mãos estendidas, como se de uma criança se tratasse. Nós, sem ousar dizer uma palavra, sem quebrar a magia quase religiosa daqueles momentos.
Foi ele a quebrá-la, devolvendo a máquina ao meu pai. Um obrigado sussurrado, um sorriso tímido espelhado nuns olhos húmidos.

Passaram quase 32 anos e, ainda hoje, é com um olhar comovido que revejo esse dia.

domingo, junho 18, 2006

Times are changing

Em 1854 a ilustre Royal Geographical Society publicou um livro de conselhos aos viajantes, de que aqui reproduzo um pequeno excerto:

Se for atacado por uma multidão em fúria no Oriente, magoe uma das pessoas, e faça-o rapidamente. Os outros reunir-se-ão a conversar à volta do homem ferido e você poderá escapulir-se.
Se estiver a acampar quando for atacado fuja da fogueira para o escuro e mantenha-se imóvel. Para captar o mais ínfimo som deixe a boca aberta, pois os seus ouvidos têm uma entrada interior e outra exterior, como as guelras que lhes deram origem.
Se for ameaçado por um cão rafeiro é inútil tentar acalmá-lo com um " cãozinho
lindo". Ao invés disso ofenda-o com a voz mais imperiosa que conseguir fazer e com a linguagem mais rude que lhe ocorrer. Talvez ele se afaste, profundamente envergonhado.

in Hints to Travellers

sábado, junho 17, 2006

Vas y, vaza!




Sendo este um blog dedicado a viagens e a fotografias, não podia começar de melhor maneira: com a partida, para Madagáscar, de 4 grandes amigas. A Rute, a Paula, a São e a Sónia vão percorrer a Ilha Vermelha de Sul a Norte, descobrir lémures e camaleões, nadar sobre corais, mergulhar com tubarões, comer zebu e, principalmente, conviver com o extraordinário povo malgaxe.

Vas y vaza!!